terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Treinador ganha jogo?

Imagine um time de futebol sem o seu treinador: que chances teria essa equipe? Será que conseguiria levantar uma taça? Evidente que não. Só que de nada adianta um bom treinador sem a colaboração e empenho de seus comandados. Quem não já ouviu falar de um técnico que foi deposto porque os jogadores fizeram corpo mole no intuito de derrubá-lo? Sim, isso existe não só no Brasil mas também na Europa e por aí afora. 
Como diz Vanderley Luxemburgo, treinar é uma filosofia muito complicada. Inclusive o próprio Vanderley já foi boicotado quando treinava o Real Madrid. Luís Felipe Scollari também passou por isso quando comandava o time inglês do Chelsea. Ao que me parece, atualmente há uma espécie de rejeição por parte dos atletas aos treinadores rígidos, intolerantes, que só querem saber de disciplina e concentração. (pode ser que seja só impressão minha).
Quando se tem uma equipe forte, bem entrosada e que segue à risca o esquema tático delineado pelo técnico tudo tende a acontecer satisfatoriamente. Há quem diga que é muito fácil dirigir um time repleto de estrelas (como o Barcelona, por exemplo), e também se tem notícia de times medíocres que alcançaram grandes feitos por que tinha um grande líder.
É preciso que haja um perfeito entrosamento entre o técnico e a sua equipe, caso contrário o fracasso virá, assim como virão as cobranças e consequentemente a demissão do comandante. Como se ele fosse o único culpado pela má campanha de seu time.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você gostou, deixe o seu comentário.